quinta-feira, 17 de maio de 2012




Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado

Curso de Integração à Educação Digital









_____________________________________________________________________



Projeto de Pesquisa e Aprendizagem



As TICs como recursos motivadores para a construção significativa da aprendizagem: O uso dos slides na sala de aula.



_____________________________________________________________________________




Autores:
Hélia Francinet Calixto Cortes
Janaina Junqueira Valaci Cruvinel
 







Coromandel, abril de 2012.







                                              Coromandel, maio de 2012.           

Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado

_______________________________________________________________

Curso de Integração à Educação Digital



Projeto de Pesquisa e Aprendizagem



As TICs como recursos motivadores para a construção significativa da aprendizagem: O uso dos slides na sala de aula.







Autoras:

Hélia Francinet Calixto Cortes

Janaina Junqueira Valaci Cruvinel







Coromandel, maio de 2012.


INTRODUÇÃO



A contemporaneidade trouxe consigo novos conceitos, inúmeras indagações e a grande necessidade de conviver com novas aprendizagens e a possibilidade de vivenciá-las. A interatividade virtual em casa, na escola, no trabalho nos faz repensar nossa prática pedagógica e nos obriga a reformular nossos conceitos de como aprender e como ensinar. As tecnologias da informação e comunicação está presente na educação formal e informal, salientando neste projeto apenas a primeira, uma vez que tal projeto nos propicia uma análise e reflexão do nosso trabalho enquanto docentes do Ensino Médio da Escola Estadual “Joaquim Botelho”, no ano de 2012.

Nossos alunos têm uma vivência bastante próxima com as TIC’s e é por isso que buscamos, neste projeto, nos inteirar melhor, conhecer as possibilidades existentes e praticar a educação digital em sala de aula.

A tecnologia na educação possibilita ao professor o trabalho com várias redes para discussões, pesquisas, produções textuais, preparação de aulas, repasse de informações e de conhecimentos, compartilhando ideias, imagens, vivências e novas teorias... E é por isso que escolhemos, entre tantas opções que as TIC’s nos apresenta, a utilização de slides na sala de aula, como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

É de interesse desenvolver um projeto de aprendizagem que parte das indagações dos alunos e dos professores executores; desenvolve-se com a colaboração e cooperação interna e externa; rompe com horários, disciplinas, sequencias e espaço; faz dos alunos e de nós professores, aprendizes, construindo conhecimento interdisciplinar e em ambientes informatizados.

Através deste projeto os alunos podem levantar hipóteses, analisar, organizar e selecionar informações para a tomada de decisões conscientes; desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão, bem como inferir, refletir e imaginar. Enquanto isso, os professores passam a ser orientadores, desafiadores, aprendizes, pesquisadores, inovadores e autônomos.

Tratando-se de Ensino Médio, a utilização de slides proporciona uma racionalização do tempo em relação à quantidade de conteúdos e conhecimentos que os alunos devem adquirir ao longo do ano para sua formação.

Buscamos então participar e construir uma educação dinâmica e solidária no que diz respeito à aprendizagem e, a parit deste projeto de aprendizagem compartilhamos nossas pesquisas e experiências on-line, podendo assim, construir novas formas de aprender.









































JUSTIFICATIVA



A justificativa deste projeto de aprendizagem se baseia na necessidade de utilização de novos recursos pedagógicos que promovam e inovam o processo de ensino aprendizagem e despertem nos alunos o prazer em aprender de forma mais clara e dinâmica.

Justificamos ainda a oportunidade de aprendizagem dos professores em relação às TIC’s e em especial, do uso dos slides na sala de aula.







PROBLEMA



Enquanto problema, citamos a incapacidade de preparar e apresentar de maneira adequada os slides em sala de aula, uma vez que tal recurso poderá maximizar a apresentação do conteúdo e despertará maior interesse nos alunos em assistir e participar da aula.







OBJETIVOS



Diante da problemática apresentada, temos como objetivo geral deste projeto de aprendizagem a investigação sobre o tema e a influência deste no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Joaquim Botelho”.

Temos como objetivos específicos: Saber preparar e apresentar conteúdos através dos slides; Analisar a importância deste recurso para a racionalização do tempo; Dinamizar as aulas e torna-las ainda mais criativas; Conscientizar os alunos da importância e dos benefícios dos slides no processo de aprendizagem.



METODOLOGIA



Este projeto será desenvolvido através de constantes pesquisas via internet, e posteriormente postadas no blog construído durante o curso Proinfo na Escola Estadual “Joaquim Botelho”, em parceria com as tutoras da SRE.







FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Este projeto será desenvolvido em dupla e os conhecimentos adquiridos durante sua trajetória serão socializados com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Joaquim Botelho”.

Para isso, buscamos analisar textos, artigos científicos e citações de autores via internet e através de visitações em blogs que também buscam entender melhor as TIC’s e aplica-las na sala de aula através de, entre tantos outros recursos, os slides.







CRONOGRAMA



O projeto de aprendizagem será desenvolvido durante todo o ano de 2012, através de pesquisas, leituras, questionamentos, análises e do uso correto dos slides na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário